top of page

Distúrbios do sono e Insónia

Além do acompanhamento médico a maioria das “doenças do sono” podem ser tratadas por meio de psicoterapia, pois, diversas pesquisas apontam relações psicossomáticas e psicológicas para o surgimento de vários tipos de distúrbios como:


-Bruxismo

-Ronco

-Pesadelos

-Terror noturno

-Sonambulismo

-Enurese noturna

-Síndrome das pernas inquietas

-Sono e Trabalho Noturno

-Insônia


Em relação à insônia, Trinca ( 2009 ) refere-se a insuficiência ou dificuldade de adormecer sem razões biológicas e Neurológicas como “Insônia simples”.



De acordo com o mesmo autor, a insônia simples se relaciona a uma pré-disposição a excitação mental no período de vigília onde a vida mental pode ser povoada por partes de memórias que geralmente envolvem prazer ou medo, estes conteúdos são relacionados a acontecimentos anteriores e estimulam o individuo causando um turbilhão de memórias difíceis de ser controladas, estas memórias fazem o sujeito se desviar do sono, pois o individuo acredita ser algo importante. Em alguns casos segundo o mesmo autor isto provoca um sono superficial onde as imagens, emoções e pensamentos evitam que o individuo repouse normalmente.

Os medicamentos podem apenas “mascarar” as verdadeiras causas da insônia tornando o paciente dependente de alguns fármacos. Por vezes geram efeitos colaterais desagradáveis e dependência química. Somente por meio da psicoterapia o paciente irá atingir o bem estar psicológico adequado para eliminar o problema da Insônia.



TRINCA, W. Notas clínicas sobre a insônia simples. Boletim Academia Paulista de Psicologia, Vol. XXIX, Núm. 1, 2009, pg.120-125.

Destaque
 Posts Recentes
Aquivo
Procure por Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

value. quality care. convenience.

bottom of page