top of page

Gestação e maternidade

Para Maldonado (1976) um renomado estudioso dos fenômenos Psicológicos na gravidez, a maternidade é um momento muito importante no ciclo vital feminino é isto que permite a mulher atingir novos níveis de desenvolvimento e integração da personalidade, pois o nascimento de um filho traz muitas expectativas, emoções e formação de planos futuros, o que podemos chamar de fantasias ligadas à maternidade. E nesta fase de profundas alterações psicológicas a gestação faz com que ocorram mudanças na personalidade da mãe para suportar as contingências que traz um filho, para encará-lo como um bebê e não algo que veio atrapalhar sua vida.




Ou seja, há a criação fantasmática de um filho ideal, e deparar-se com um filho que é produto seu, e apresenta em certo nível de diferença do que foi idealizado, gera angústia. Para Moir apud Silva (1988), quando a criança não atende as fantasias projetadas por seus pais, estes sofrem um golpe em sua alto-estima, o que geralmente vem acompanhado de culpa. Nesse caso podemos pensar que é possível haver frustração por parte dos pais com o seu produto “o bebê real”.

Neste período de transformação é muito importante o acompanhamento psicológico para a mãe e o pai do bebê, para que haja compreensão do fenômeno que esta ocorrendo e reflexão sobre os novos papeis que vão se estruturando. Pois com o nascimento da criança nascem tambem um pai, uma mãe, um avô, uma avó, tios e tias.


MALDONADO, M.T.P. Psicologia da gravidez. Petrópolis: Vóses,1976.

SILVA, S. F. Experiências e necessidades de mães após o diagnóstico de deficiência mental do filho. São Carlos, 1988. [Dissertação de Mestrado – UFSCAr]

Destaque
 Posts Recentes
Aquivo
Procure por Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

value. quality care. convenience.

bottom of page