top of page

A opinião de pessoas amarguradas não define quem você é, siga sendo autêntico!

Como terapeuta e analista cognitivo comportamental, entendo que as ações e palavras dos outros não estão sob nosso controle. Em outras palavras, não podemos controlar como as pessoas interpretam ou reagem ao que dizemos ou fazemos. É natural que as pessoas entendam as coisas de maneira diferente, e isso é influenciado por seus próprios preconceitos, perspectivas pessoais e pela experiência. É por isso que, as vezes, deturpam o que dizemos para se adequar às suas próprias conveniências e objetivos.



Na clínica é muito comum o paciente que busca adquirir auto conhecimento e paz interior ter que aprender a impor limites e lidar com pessoas "difíceis", aprende a se posicionar e automaticamente este paciente se torna vilão na visão daqueles que não controlam mais o seu comportamento. Seja por chantagem emocional, manipulações ou verdadeiras campanhas de injúrias e difamação vão tentar manipular o outros a seu respeito para "se vingar".


O paciente deve ficar atento e se afastar dessas pessoas, pois é comum tentarem assumir o controle novamente.


No entanto, a questão é: devemos nos preocupar com essas campanhas de difamação? A resposta é não. Nos preocupar com como as pessoas nos interpretam é uma perda de tempo e energia. Como disse, não podemos controlar as ações dos outros, mas podemos controlar nossas próprias reações.


Se alguém deturpar o que dissemos, não devemos ficar com raiva ou tentar corrigir a pessoa. Em vez disso, devemos simplesmente aceitar que a interpretação dela muitas vezes é fruto de uma limitação pessoal e devemos seguir em frente e manter nosso foco no que é importante para nós e não permitir que as "análises" mal feitas dos outros nos desviem do nosso caminho, do nosso propósito.


Além disso, devemos estar sempre cientes de que a opinião dos outros não define quem somos. Nós somos quem somos, independentemente do que as pessoas pensam ou dizem sobre nós. Portanto, não devemos permitir que "opiniões" afetem nossa autoestima ou nos façam sentir mal com nós mesmos.


Em vez disso, talvez seja mais produtivo praticar a virtude da serenidade e manter a calma em todas as situações. Devemos lembrar que não podemos controlar o que as pessoas pensam ou dizem a nosso respeito, mas podemos controlar nossas próprias reações e escolhas.


Em suma, devemos entender e aceitar que as pessoas deturpam o que dizemos para se adequar aos seus próprios interesses e egoísmo. No entanto, devemos nos concentrar no que é importante para nós e não permitir que os enganos dos outros nos desviem do nosso caminho. Devemos ter consciência de quem somos, manter o foco no nosso propósito de vida e manter a serenidade para lembrar que a opinião dos outros não define quem somos.


Comments


Destaque
 Posts Recentes
Aquivo
Procure por Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

value. quality care. convenience.

bottom of page