top of page

Ataque de Pânico vs. Crise de Ansiedade: Compreenda a Diferença

Hoje vamos falar de algo bem importante que nos deixa confusos de vez em quando: a diferença entre um ataque de pânico e uma crise de ansiedade. Se você às vezes se sente meio fora de si, continue lendo, porque vou tentar explicar do jeito mais fácil possível.


Compreendendo a Ansiedade

Primeiro, vamos entender o que é ansiedade. Suponha que você tenha um exame muito importante amanhã. Você fica ansioso, certo? Você obviamente fica nervoso e tenso, e até pode não dormir bem à noite. É aí que você compreende o significado de ansiedade - um estado do corpo que é bem normal quando estamos em uma situação tensa. Você pode dizer que o corpo está se preparando para superar um desafio.

Agora, a ansiedade se torna um problema quando esses sintomas ficam muito agudos e começam a afetar a vida diária. Você pode achar que seu coração está batendo mais rápido do que deveria, ou que não está respirando da maneira certa, ou suando frio, ou muito inquieto. Você sabe que está ansioso.


Homem com Ansiedade em sessão de Terapia

O Que é um Ataque de Pânico?

Já ter um ataque de pânico é uma história diferente. É inesperado, muitas vezes sem motivo aparente. Apenas imagine-se sentado, relaxando, assistindo à televisão, quando de repente seu coração começa a bater muito, muito forte; você começa a ofegar, a ter dores no peito, a ficar tonto e a ter um medo avassalador de que algo terrível está para acontecer. Você até acha que vai ter um ataque cardíaco. Isso é um ataque de pânico - assustador e inesperado.


Principais Diferenças

Vamos deixar de lado por um momento as diferenças mais técnicas para uma análise:


Causa:

Crise de Ansiedade: Geralmente, há uma razão para eles (teste, discurso, etc.). Ataque de Pânico: Ocorrem inesperadamente, às vezes sem uma causa.


Sintomas Físicos:

Crise de Ansiedade: Coração a bater, suores, tremores, mas geralmente menos intensos. Ataque de Pânico: Batimento cardíaco incomumente forte, dor no peito, falta de ar, tontura, sensação de morte iminente.


Duração:

Crise de Ansiedade: Dura muito mais tempo, de horas a dias, mas os sintomas são menos graves. Ataque de Pânico: Geralmente dura entre 10 a 30 minutos, mas os sintomas são severos.


Faça a Coisa Certa

Quando você está em um estado de pânico devido à ansiedade, faça exercícios de relaxamento, por exemplo, faça uma respiração controlada. Respire pelo nariz contando lentamente até 4, prenda a respiração contando até 4 e expire pela boca contando até 6. Isso fará com que você relaxe, tanto fisicamente quanto mentalmente.


Se você achar que está tendo um ataque de pânico, lembre-se de que, embora seja assustador, não é perigoso e não dura para sempre. Tente se sentar ou deitar, respirar lentamente e perceber que não há realmente nada lá que possa fazer mal a você. Às vezes, é bom ter um amigo em quem se possa confiar para falar e tentar acalmá-lo.


Conclusão: O Poder de Saber


Saber a diferença entre uma crise de ansiedade e um ataque de pânico é o que o ajudará a lidar com essas situações muito melhor. E se tudo mais falhar, veja um terapeuta ou psicólogo em quem esteja ativamente envolvido. Eles serão capazes de fornecer muitos mais recursos, bem como o apoio que é necessário para passar por essas fases. Lembre-se, saúde mental é tão crucial quanto saúde física. Cuide de si e esteja bem!

Comments


Destaque
 Posts Recentes
Aquivo
Procure por Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

value. quality care. convenience.

bottom of page