top of page

Psicologia Organizacional: O que é turnover? Como calcular de forma eficiente? Aprenda!

O Turnover é um conceito amplamente utilizado em empresas de todos os portes. É um importante indicador que mede a rotatividade de funcionários, ou seja, é um parâmetro que mostra quantos colaboradores entram e saem de uma empresa ao longo de um determinado período de tempo.

Imagem representando Gráfico de como calcular Turnover
Gráfico de como calcular Turnover

É importante que as empresas acompanhem seu índice de Rotatividade com frequência, pois ele indica o quanto a empresa está atraindo e reter talentos. Um alto índice de pode significar que a empresa não está oferecendo condições atraentes para a contratação e retenção de talentos, ou que o ambiente de trabalho não é saudável.


Para acompanhar o índice de turnover, é importante que as empresas façam uma análise de suas práticas de contratação e retenção de talentos. Por exemplo, uma empresa pode avaliar se está oferecendo salários competitivos, se está oferecendo benefícios atraentes, se está promovendo treinamento e desenvolvimento de carreira para seus funcionários, se está oferecendo um ambiente de trabalho saudável e se está oferecendo oportunidades de crescimento profissional.


Além disso, as empresas também podem acompanhar o índice de Rotatividade por meio de pesquisas de satisfação e entrevistas de saída com seus funcionários. Essas pesquisas e entrevistas ajudam a identificar as razões por trás da saída dos funcionários e ajudam a empresa a tomar decisões informadas sobre como melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a retenção de talentos.


Com essas informações, as empresas podem tomar medidas para melhorar seu índice de turnover, garantindo assim que elas possam atrair e reter os melhores talentos.


Psicologia Organizacional Como Calcular o Turnover?

Já vimos que turnover é uma métrica importante para qualquer empresa, pois ela reflete o quanto os funcionários estão permanecendo na empresa e se a empresa está conseguindo reter talentos. Calculá-lo pode ser um processo complicado, mas é possível entender o que está acontecendo com a força de trabalho da empresa.


Então, como se calcula o Rotatividade ? É muito simples. Primeiro, comece contando o número de funcionários que saíram da empresa durante um determinado período de tempo. Em seguida, divida esse número pelo número total de funcionários que a empresa tinha no início desse período. Por fim, multiplique esse número por 100 para obter o turnover em porcentagem.


No Excel fica: =((Contratados+Demitidos)/2)/Total de Funcionários*100

Ou: =((Contratados+Demitidos)/2)/Total de Funcionários. Formate a célula para porcentagem "%" .


Imagem2 Imagem3


Por exemplo, suponha que uma empresa teve 50 funcionários no início de um ano e, durante esse ano, 10 funcionários deixaram a empresa. Isso significa que o turnover da empresa foi de 10/50 = 0,2. Multiplicando esse número por 100, temos que o turnover da empresa foi de 20%.


O índice de turnover pode ser usado para ajudar a entender o que está acontecendo com a força de trabalho da empresa. Por exemplo, se a empresa tiver um turnover alto, isso pode indicar que os funcionários estão deixando a empresa porque não estão satisfeitos com as condições de trabalho. Isso pode levar à necessidade de melhorar as condições de trabalho para reter os funcionários.


Em suma, o Índice de rotatividade de pessoal é uma métrica importante para qualquer empresa. Como mostrado acima, é possível calcular o turnover de uma empresa dividindo o número de funcionários que saíram da empresa pelo número total de funcionários e multiplicando o resultado por 100. O turnover pode ajudar a entender o que está acontecendo com a força de trabalho da empresa e pode levar à necessidade de melhorar as condições de trabalho para reter os funcionários.

Kommentare


Destaque
 Posts Recentes
Aquivo
Procure por Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

value. quality care. convenience.

bottom of page